BLOG - COSIBRA

Desenvolvimento de tecidos de sisal para utilização em compósitos poliméricos

A utilização das fibras naturais (lignocelulosicas) como reforço, em materiais compósitos polimérico, é algo que vem crescendo significativamente dia, após dia.

Devido ao fato desses materiais serem biodegradáveis, provém de fontes renováveis, desenvolvendo assim as regiões onde são extraídas possibilitando dessa forma a permanência do homem no campo, fazendo parte assim de um modelo ecologicamente correto. Dentre essas fibras dá um destaque a fibra de sisal,onde esta está sendo bastante estudada e utilizada na indústria automobilística.

A fibra é extraída da folha do agave sisalina, e que foi introduzida no Brasil em meados de 1900, tendo como maiores produtores os estados da Bahia, Paraíba e Rio Grande do Norte.

O objetivo deste trabalho é o desenvolvimento de dois tecidos de sisal para a utilização em materiais compósitos poliméricos, já que estes não são encontrados na indústria.

Dessa forma foram fabricados dois tecidos sendo um do tipo plano e o outro do tipo plano basket, onde estes foram obtidos em teares manuais.

Fonte: www2.ifrn.edu.br

Veja também


Desenvolvimento de tecidos de sisal para utilização em compósitos poliméricos


Cosibra lança livro comemorativo escrito por Gonzaga Rodrigues