PROCESSOS DE PRODUÇÃO

Colheita

O Sisal (Agave Sisalana) leva 3 anos para estar pronto para o primeiro corte. As folhas devem ter 140 cm e são retiradas cerca de 30 folhas folhas por planta.

Desfibramento

É eliminada a polpa das fibras através de raspapagem macânica.
A máquina desfibradora é conhecida como "Motor de Agave". São desfiados cerca de 200 kg de fibra seca em turno de 10 horas de trabalho, cerca de 30 folhas por minuto.

Limpeza, seleção e classificação

A fibra é transportada para tanques com água e permanecem imersas por 12 horas.
Após a lavagem, elas são expostas ao sol por 10 horas para secagem.

Penteamento e Estiragem

Ao chegar à fábrica o processo de produção se divide em duas etapas: uma referente a produção do fio agrícola do Sisal (Baler Twine) e a outra referente aprodução do tapete de Sisal.

Fiação e Bobinagem

O penteado é realizado em máquinas chamadas de "Goods". O processo é feito por meio de pinos de aço que se movem ao longo da massa de fibras, arrumando-as em paralelo, desfazendo emaranhados e removendo sujeiras. As fibras são firmementes mantidas, de modo que nenhum movimento relativo entre elas seja possível, a operação é meramente de penteamento. Caso as fibras não se mantenham firmes, elas são estendidas até ganhar firmeza.
Este processo de atenuação recebe o nome de estiragem. O processo de preparação da fibra inclui, ainda, a duplicação, emendando as mechas.