A COSIBRA

A Companhia Sisal do Brasil - COSIBRA é uma indústria de fiação e tecelagem de fios de sisal 100% natural. A linha de produção que está instalada na R. Alto do Eucalipto, s/nº - Tibiri – Santa Rita – PB desde agosto de 1961 produz a partir do sisal um tipo de barbante conhecido como Baler Twine. Hoje, a empresa desenvolve toda gama de produtos resultantes da industrialização do sisal, destacando-se pela exportação de fios agrícolas para todo o mundo.

COSIBRA é reconhecida mundialmente pelo seu alto controle de qualidade, pontualidade nas obrigações, assistência social aos funcionários e preocupação com o meio-ambiente. A indústria gera mais de 560 empregos diretos.

A COSIBRA foi fundada em 18 de março de 1959. Com seu parque industrial, localizado em Santa Rita - PB, iniciou suas operações em agosto de 1961 e passa por constantes processos de modernização para adaptar-se ao exigente comércio mundial de produtos agrícolas.

Mais de 95% de sua produção é exportada para os Estados Unidos e países da Europa, onde a empresa é uma das referências no mercado, tanto pelo alto grau de qualidade dos produtos, como pela pontualidade no cumprimento de seus Compromissos.

O principal produtos da COSIBRA é o fio agrícola de sisal (Baler Twine), exportado para os Estados Unidos e utilizado no campo para amarração de fardo de feno. Sua matéria prima é o agave sisalana, também conhecida como sisal.

A COSIBRA conta com uma equipe de 400 funcionários em sua sede.

 

A COSIBRA tem como matéria prima o sisal ou Agave sisalana, uma planta de folhas longas e lisas que se encontra distribuída pelas zonas tropicais, subtropicais e temperadas. Pela sua beleza e rusticidade, a agave também é muito utilizada como planta ornamental. O seu principal emprego, porém, reside no aproveitamento integral das fibras estruturais contidas nas suas folhas, de ampla utilização na indústria de cordoalha.

O sisal utilizado pela O cultivo do sisal utilizado pela COSIBRA é oriundo de diversos fornecedores dos Estados da Paraíba e Bahia, entre os quais a Fazenda Mandacaru, que pertence à própria empresa.

A Fazenda Mandacaru localiza-se no município de Santa Luz – BA e possui mais de 9 mil e 500 hectares de área. As etapas de produção que são realizadas na fazenda são: o plantio do sisal, o corte, o desfibramento e o batimento (beneficiamento). Além do agave, a fazenda apresenta uma ampla produção agropecuária, chegando a empregar diretamente quase 70 funcionários.

A matéria-prima também é fornecida por fazendas nos municípios de Conceição do Coité – BA, Remígio – PB e Pocinhos – PB.